Modelos de cor
Para se reproduzirem as cores nos
sistemas gráficos é preciso conceber modelos que as representem, atendendo à
natureza dos olhos humanos, da luz e da cor.
Deste modo, o objetivo dos
modelos de cor é oferecer a especificação de cores duma forma standard, usando um sistema de
coordenadas, em que a cor é representada por um ponto.
Um modelo pode ser aditivo ou subtractivo. Por um lado, é aditivo se a mistura de cores emitidas
por fontes luminosas originar a cor branca. Por outro lado, é subtractivo se a
mistura de cores originar a cor preta (absorção da luz).
Modelo RGB
O modelo RGB é aditivo, e as suas
cores resultam da combinação das três cores primárias (cores que não resultam
da mistura de nenhuma outra cor): vermelho (Red), verde (Green) e
azul (Blue).
Este modelo permite exibir
imagens de cor em monitores, sendo cada cor representada por um conjunto de
valores numéricos.
Modelo CMYK (Cyan, Magenta, Yellow e black)
O modelo CMYK baseia-se no modelo
CMY, um modelo subtrativo, no qual as cores são resultado da combinação das
três cores primárias de impressão (ciano, magenta e amarelo).
Neste modelo, adicionou-se a cor
preta para a sua obtenção mais fácil quando impressa no papel. Assim,
utiliza-se este modelo na impressão.
Modelo HSV
O modelo HSV é utilizado na
mistura de cores do ponto de vista artístico. Define-se pelas grandezas de tonalidade
(Hue), saturação (Saturation) e valor (Value).
A tonalidade é a cor pura com saturação e luminosidade máximas,
exprimindo-se num valor angular (0-360 graus). A saturação assinala a maior ou menor intensidade da tonalidade, isto
é, se é uma cor esbatida (cinzenta) ou forte (pura). Exprime-se num valor
percentual entre 0-100%. O valor
traduz a luminosidade - que se relaciona com a luz reflectida - ou brilho - que
se relaciona com a luz emitida- da cor. Assim como a saturação, também se
exprime em valor percentual.
Modelo YUV
O modelo YUV, contrariamente aos
modelos RGB e CMYK, guarda as informações de luminância e de crominância
separadamente, ou seja, define-se pelas componentes luminância (Y) e crominância ou cor (U = blue – Y e V = red – Y).
Este modelo permite uma boa
compressão dos dados, porque, como a visão humana é mais sensível à luminância
do que a crominância, pode ser retirada informação da cor sem que qualidade da
imagem sofra grandes alterações.
O YUV utiliza-se na transmissão
de sinais de televisão e de vídeo.
Direitos de autor???!!
ResponderEliminarLL