Translate

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Modelos de cor

Para se reproduzirem as cores nos sistemas gráficos é preciso conceber modelos que as representem, atendendo à natureza dos olhos humanos, da luz e da cor.
Deste modo, o objetivo dos modelos de cor é oferecer a especificação de cores duma forma standard, usando um sistema de coordenadas, em que a cor é representada por um ponto.
Um modelo pode ser aditivo ou subtractivo. Por um lado, é aditivo se a mistura de cores emitidas por fontes luminosas originar a cor branca. Por outro lado, é subtractivo se a mistura de cores originar a cor preta (absorção da luz).

Existem vários modelos de cor, como por exemplo: RGV, CMYK, HSV e YUV.



Modelo RGB

O modelo RGB é aditivo, e as suas cores resultam da combinação das três cores primárias (cores que não resultam da mistura de nenhuma outra cor): vermelho (Red), verde (Green) e azul (Blue).

Este modelo permite exibir imagens de cor em monitores, sendo cada cor representada por um conjunto de valores numéricos.




Modelo CMYK (Cyan, Magenta, Yellow e black)

O modelo CMYK baseia-se no modelo CMY, um modelo subtrativo, no qual as cores são resultado da combinação das três cores primárias de impressão (ciano, magenta e amarelo).
Neste modelo, adicionou-se a cor preta para a sua obtenção mais fácil quando impressa no papel. Assim, utiliza-se este modelo na impressão.




Modelo HSV

O modelo HSV é utilizado na mistura de cores do ponto de vista artístico. Define-se pelas grandezas de tonalidade (Hue), saturação (Saturation) e valor (Value).
A tonalidade é a cor pura com saturação e luminosidade máximas, exprimindo-se num valor angular (0-360 graus). A saturação assinala a maior ou menor intensidade da tonalidade, isto é, se é uma cor esbatida (cinzenta) ou forte (pura). Exprime-se num valor percentual entre 0-100%. O valor traduz a luminosidade - que se relaciona com a luz reflectida - ou brilho - que se relaciona com a luz emitida- da cor. Assim como a saturação, também se exprime em valor percentual.



Modelo YUV

O modelo YUV, contrariamente aos modelos RGB e CMYK, guarda as informações de luminância e de crominância separadamente, ou seja, define-se pelas componentes luminância (Y) e crominância ou cor (U = blue – Y e V = red – Y).
Este modelo permite uma boa compressão dos dados, porque, como a visão humana é mais sensível à luminância do que a crominância, pode ser retirada informação da cor sem que qualidade da imagem sofra grandes alterações.
O YUV utiliza-se na transmissão de sinais de televisão e de vídeo.




1 comentário: