Translate

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Fontes tipográficas
Fonte tipográfica ou tipo de letra representa um conjunto de caracteres que podem corresponder a letras, números ou símbolos. As fontes descrevem as características físicas dos caracteres como, por exemplo, o tamanho (corpo). As fontes tipográficas são agrupadas e classificadas segundo determinadas famílias, isto é, um conjunto de caracteres com características e detalhes idênticos que se repetem por todos eles.





Estas podem ser classificadas em:
- fontes com serifa - são as letras que têm pequenos traços e prolongamentos nas suas extremidades. Estas fontes são frequentemente utilizadas em blocos de texto (ex: romance).
São exemplos destas fontes: Times new roman, Bodoni.

- fontes sem serifa – são conhecidas como sans-serif ou grotescas. São normalmente utilizadas em textos mais curtos (ex: títulos, legendas).
São exemplos destas fontes: Helvética, Franklin Gothic.





Tipos de fontes
São utilizados para reproduzir texto no ecrã e na impressão. Podemos diferenciá-las em dois tipos: bitmapped e escaladas.


Fontes bitmapped
Estas fontes são guardadas como uma matriz de pixéis e, deste modo, quando são ampliadas perdem a qualidade. Têm uma resolução e um tamanho específicos e, assim, requerem uma impressora adequada.
Existem cinco fontes: courier, MS Sans Serif, Small e Symbol.

Fontes escaladas
São definidas matematicamente e podem ser interpretadas para qualquer tamanho, não perdendo a sua qualidade, como acontece com as fontes bitmapped.
Existem três fontes: Type 1, TrueType e OpenType.





Sem comentários:

Enviar um comentário