Translate

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Conceito de Multimédia
A palavra multimédia é composta por dois vocábulos: “multi”, que significa múltiplo, e por “média”, cujo significado é meio.
O seu conceito, ao longo dos anos, sofreu várias alterações. Atualmente, a definição utilizada é a de Chapman & Chapman (2000), que afirma o seguinte:
“Multimédia designa a combinação, controlada por computador, de texto, gráficos, imagens, vídeo, áudio, animação e qualquer outro meio pelo qual a informação possa ser representada, armazenada, transmitida e armazenada sob a forma digital, em que existe pelo menos um tipo de media estático (texto, gráficos ou imagens) e um tipo de media dinâmico (vídeo, áudio e animação).”





Tipos de media
Existem seis tipos que funcionam como base à criação de sistemas e aplicações multimédia:
- Animações;
- Áudio;
- Gráfico;
- Imagens;
- Textos;
- Vídeos.




Estes diferentes tipos de media podem classificar-se segundo a sua natureza espácio-temporal e/ou a sua origem.

Quanto à sua natureza espácio-temporal, estes podem ser:
·         Estáticos, quando integram elementos de informação independentes do tempo, alterando apenas a sua dimensão no espaço, como por exemplo: texto, imagens e gráficos.

·         Dinâmicos, quando incluem elementos de informação dependentes do tempo, como por exemplo: áudio, vídeo e animação. Nestes casos, uma alteração no tempo corresponde a uma modificação da mensagem.

Quanto à sua origem, estes podem ser:
·         Capturados, se resultarem de uma recolha do exterior para o computador, utilizando hardware (ex: scanners, câmaras digitais, microfones) e software específicos.
·         Sintetizados, se forem produzidos pelo próprio computador, utilizando hardware e software específicos.





Modos de divulgação de conteúdos multimédia
Tendo em conta a forma como os conteúdos multimédia são distribuídos, podemos classifica-los como:
- offline, quando a divulgação é efectuada através da utilização de suportes de armazenamento, como por exemplo, atavés de CDs e DVDs.
- online, quando a divulgação é efectuada de forma imediata através de, por exemplo: rede local, conjuntos de redes (World Wide Web), etc.






Sem comentários:

Enviar um comentário