Translate

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Interface Gráfica

A Interface gráfica, cuja sigla é GUI (Graphical User Interface), permite a interacção entre o utilizador e o computador através de alguns elementos, como por exemplo: menus, ícones, janelas, barra de ferramentas, etc.
Esta interação permite a manipulação direta dos elementos gráficos referidos anteriormente e é possível devido à utilização de dispositivos de entrada, tais como o rato e o teclado.





Interatividade

O termo interatividade, num ambiente virtual, implica a possibilidade do utilizador poder fornecer instruções ao sistema, através de ações efetuadas neste e nos seus objetos, que lhe permitam usufruir das suas totais capacidades. O sistema, consoante as intruções dadas,  vai alterar-se e adaptar-se,  gerando novas situações ao usuário.

Existem diferentes níveis de interatividade. Esta pode ser: reativa (se o utilizador tiver apenas um controlo limitado sobre o desenrolar da ação), coativa (se o usuário puder controlar o ritmo, a sequência e o estilo das ações desenvolvidas) ou proativa (se o utilizador tiver um maior controlo sobre a ação, podendo controlá-la não só a nível da sua estrutura mas também do seu conteúdo).



1 comentário: